♦ QUEM FAZ | ABOUT ♦



Sou Carolina Wudich, brasileira, artista visual com formação na UFRGS, costureira há mais de 10 anos. Licenciada em artes, com experiência em sala de aula na Educação Básica como professora de artes, e oficinas de costura e estamparias (com stencil art e carimbos) tanto para crianças quanto para adultos.

A minha história com a Amélie iniciou quando criei algumas bolsas costuradas à mão e notei o interesse das pessoas por minhas criações. Arrisquei colocar algumas fotos destas na internet para o mundo inteiro ver. A ideia era criar trazendo referências de filmes que não encontrava em lugar algum.
Desenhei uma bonequinha e a apelidei de Amélie. Ela nasceu. Os pedidos começaram a vir de todos os cantos do Brasil. E foi crescendo. Amadurecendo junto comigo. Transitava em paralelo a meus estudos e outros trabalhos, sempre tão presente junto à mim.
Tantas mudanças que ocorreram em mim, quanto na marca. Mudanças que me ajudaram a amadurecer e crescer e que agora consigo fazer de tudo e também ensinar tudo o que sei.
Trabalhei com outras atividades, mas a minha vontade de costurar continuava forte e viva dentro de mim. Para costurar, sempre há tempo!
A sensação de terminar uma peça e vesti-la ou vendo alguém vestir é indescritível, me emociona.
Mais de uma década se passou, e ela está ficando grande, já quase se vira sozinha.
São incontáveis peças, e tanta gente maravilhosa que conheci nesse mundo da costura que preciso fazer um agradecimento muito especial à todos aqui. Cada pessoa que me conhece, faz parte da minha história.
Sou muito plena fazendo o que gosto.

♦ PROCESSO ♦ 


Todas as peças aqui são artesanais, feitas à mão por mim, com muito amor, com cuidado, com carinho. 
Procuro aproveitar os tecidos que sobram para confecção de outras peças, embalagens ou substituir a fibra sintética para enchimento de produtos como almofadas, gerando o mínimo de lixo possível em minha produção.
Até mesmo as embalagens que acompanham as peças são feitas em tecido cru de peças-testes de antigas modelagens, criando saquinhos ou sacolinhas reutilizáveis, também chamadas de ecobags, sendo úteis para guardar coisas, carregar livros ou ir à feira, por exemplo. 
 

♦ EXISTIR E RESISTIR ♦
 

A minha existência, se faz com paciência e persistência.
Luto por uma moda mais consciente, mais sustentável, mais valorizada.
Acredito na economia local, criativa, no diálogo e na troca com as pessoas.
Para pensar mais no todo e menos no eu.
Por um fazer com calma, com alma, com amor. 

Por uma moda sem padrões
Roupas sem tendências, estações, tamanhos e gêneros.
A costura é plural e autoral.
Tudo isso é resistência.


Contato:
contato@amelie-franz.com
0 55 51 99875 7375
www.facebook.com/ameliefranz
www.instagram.com/amelie_franz